Gestão de Recursos Humanos - Prestadores de Serviço
Fidelis (2008) complementa que as políticas de gestão de pessoas são a extensão do planejamento estratégico da empresa, mas é importante que os profissionais desta compreendam a necessidade de sempre estarem atentos nas variáveis que interferem no desenvolvimento da empresa e dos trabalhadores.
Neste capítulo serão abordado assuntos relacionados à Gestão de Pessoas. São eles: Competências, Estrutura Organizacional, Políticas de Recrutamento e Seleção, Políticas de Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Convenção Coletiva de Trabalho, Políticas de Remuneração e Benefícios, Políticas de Gestão da Segurança e da Qualidade de Vida no Trabalho.
4.1 COMPETÊNCIAS
De acordo com Dutra (2001) a competência é compreendida por várias pessoas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que a pessoa desenvolva as suas atribuições e suas responsabilidades. Os seres humanos possuem um determinado conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes o que não significa que a organização se beneficiará diretamente destes. A pessoa é avaliada e analisada para efeitos de admissão, demissão, promoção, aumento de salário entre outros, levando em consideração a sua capacidade de se entregar a empresa como exemplo, quando se decide escolher uma pessoa para trabalhar, além de verificar formação e experiência deve também se analisar o modo que a pessoa atua, sua maneira de realizar o trabalho e outras atribuições que a definiram se a pessoa poderá atingir os resultados que a empresa deseja.
4.1.1 Competências organizacionais
Para Fleury e Fleury