Formas Geometricas
APLICAÇÕES NA ENGENHARIA
Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de TMA ministrada pelo professor Hervé do Curso de Engenharia da
Universidade Paulista – UNIP, São José dos
Campos.
UNIVERSIDADE PAULISTA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2012
01
1 INTRODUÇÃO
As formas geométricas aparecem em todo o universo, na natureza e nas obras humanas, independente da cultura ou da crença de cada povo. Para os matemáticos da antiguidade, a geometria não poderia prescindir dos métodos de construções geométricas, necessários ao seu entendimento e enriquecimento teórico e à solução de seus problemas.
A exatidão e a precisão exigidas ao desenho geométrico torna-o aliado importante na aplicação de conceitos da geometria em áreas significativas do conhecimento humano, como a arquitetura, a engenharia e o desenho industrial, entre outros.
Com o desenvolvimento dos programas de desenho ajudado pelo computador (CAD), o desenho geométrico passou a ter mais importância no processo de ensino-aprendizagem
(desenvolvimento das faculdades espaciais) do que no traçado impreciso que a régua e o compasso oferecem, ao levar-se em conta a imensa precisão dos sistemas computacionais.
02
1 APLICAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS NA ENGENHARIA
1.1 Pirâmide
Conceito de pirâmide - Consideremos um polígono contido em um plano e um ponto V localizado fora desse plano. Uma pirâmide é a reunião de todos os segmentos que tem uma extremidade em V e a outra em um ponto qualquer do polígono. O ponto V recebe o nome de vértice da pirâmide.
Classificação das pirâmides
03
1.1.1 Pirâmide quadrada
É uma pirâmide com base quadrada, constituída por um quadrado e quatro triângulos.
Tem cinco vértices, oito arestas e cinco faces. Se os triângulos são equiláteros é um dos sólidos de Johnson.
O volume da pirâmide corresponde a um terço do volume de um prisma de mesma altura e base. Portanto, a expressão matemática utilizada no cálculo do volume da