Origens Da Civiliza O Grega
- Ao final do período NEOLITICO a região era habitada por povos sedentários não gregos chamados de PELASGOS.
- A partir de 2000 A.C povos de origem indo-europeus chamados HELENOS.
Os primeiros HELENOS a alcançar a Grécia continental foram os AQUEUS (1950 A.C). O contato dos AQUEUS com os CRETENSES deu origem à civilização Micênica
- Depois chegaram os JÔNIOS e os EÓLIOS (1500 A.C) que se estabeleceram na Ática e na Ásia Menor.
- A última onda de povoamento foi com a dos DÓRIOS (1200 A.C) que se estabeleceram no Peloponeso. Destruindo parte da civilização Micênica a invasão DÓLICA não chegou à Ática.
Divisão da história grega
Período Homérico: situado entre os anos 1100 e 800 a.C. tempo aonde teriam sido criados os poemas Ilíada e Odisseia.
Período Arcaico: Entre 800 e 600 a.C., caracterizado pela formação da cidade-estado.
Período Clássico: entre os séculos V e IV cidades atingindo o seu apogeu cultural e consolidação da cidade-estado como forma de organização politica.
Período Helenístico: entre 336 e 146 a.C., decadência da polis grega. (conquistadas pelos macedônios e após os romanos).
H9
Polis de Atenas:
A região da Ática havia sido pouco atingida pelas invasões dóricas. Isso contribuiu para que as pequenas aldeias se agrupassem pacificamente sob a hegemonia de uma delas Atenas. A esse processo de união das aldeias deu-se o nome de sinecismos e foi desse fenômeno que se formou a cidade-estado Atenas.
Polis de Esparta:
Esparta situa-se ao norte da planície da Lacônia, ao sul do Peloponeso. Originou-se da invasão dos Dórios e, a partir daí, iniciou sua expansão em busca de melhores terras. Sua mais importante conquista foi a da Messênia, a oeste da Lacônia.
Tipos de escravos em ATENAS:
Escravo por nascimento, prisioneiro de guerra, ou estrangeiros condenados .
Inútil = pessoa que olha alheio as atividades publicas