Civilização matematica
Na historia da humanidade, nem sempre contar e registrar quantidades por meio de símbolos foram atividades simples.
Ao deixarem de ser nômades, com o surgimento da agricultura e da pecuária nossos antepassados, há cerca de 3.000anos,começaram a se preocupar em registrar quantidades, como o numero de membros da sua família, de cabeças de gado de seu rebanho e de dias passados após um determinado evento, para marcar os períodos de chuva por exemplo.
Esses registros eram realizados de diversas maneiras, porém tinham a característica de associação um a um. Acredita-se, por exemplo, que para quantificar seu rebanho, o homem separava uma pedra para cada cabeça de gado, formando assim montinho de pedras que representava esse rebanho, ou também se utilizava na época fazer riscos em pedras, ossos em pedaços de madeiras, ou ainda, associando os dedos das mãos e dos pés ás quantidades.
Com o passar do tempo começaram surgir às primeiras aldeias, que por sua vez se tornaram cidades. Com o objetivo de aprimorar seus métodos de contagem e o registro de quantidades, algumas civilizações começaram a criar símbolos e sistemas de numeração próprios.
Sendo assim o conteúdo que iremos abordar neste trabalho explica com detalhes, sobre a necessidades dos números e seu surgimento.
Civilização Mesopotâmica
A Mesopotâmia localizava-se no Oriente Médio, na região formada pelas bacias dos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Armênia e desembocam no Golfo Pérsico.O Planalto ou Alta Mesopotâmia, de constituição geológica complexa, onde predominam formas muito eruditas; A Planície ou Baixa Mesopotâmia, de origem rudimentar recente, cheia de lagoas, pântanos e canais naturais. Uma elevação de 75 metros de altura, situada nas proximidades da cidade de Bagdá, marca o limite entre ambas.
As cheias dos rios Tigre e Eufrates, que ocorriam entre junho e julho, provocavam grandes inundações, principalmente no sul. Quando as águas baixavam formavam um lodo que