projeto
Desde os primórdios da civilização, o homem desenvolve tecnologias para facilitar seu cotidiano, sejam ferramentas simples tais como talheres, cadeiras, ou mais avançadas como estradas, barcos, veículos, etc. Concomitantemente, as evoluções acabam por desenvolver meios e necessidades de novas inovações assim, ao se aventurar pelas águas e desenvolver embarcações, criou-se a necessidade de meios alternativos viáveis para resolver problemas que a natureza ou a ação do homem possam vir a criar. Historicamente dentre as diversas inovações surgiu:
“nos Países Baixos, apareceu a eclusa; constituída por uma câmara com portas em cada extremidade, possibilitava a passagem da embarcação de um nível de água para outro. Canais e eclusas surgiram em Flandres e na Holanda já no século XII”. (TONIOLO, p.1 apud HODGETT, 1975, p.132).
O desenvolvimento da eclusa permitiu as embarcações transitar por desníveis antes impossíveis de serem superados e impressionou ao demonstrar como o homem aliado a ciência pode manipular a natureza, através da própria e torna-la uma grande aliada.
Assim caracterizado, as eclusas demonstraram sua funcionalidade e eficácia,tendo em vista que encontram-se em uso até a atualidade, e se tornando símbolo da importância da engenharia aliada a natureza, para solução de problemas enquanto ciência aplicada. Deste modo, visando a análise da engenharia em sua essência, ou seja, enquanto ciência aplicada, tendo em vista que os engenheiros: “... são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia
Introdução:
Desde os primórdios da civilização, o homem desenvolve tecnologias para facilitar seu cotidiano, sejam ferramentas simples tais como talheres, cadeiras, ou mais avançadas como estradas, barcos, veículos, etc. Concomitantemente, as evoluções acabam por desenvolver meios e necessidades de novas inovações assim, ao se aventurar pelas águas e desenvolver embarcações, criou-se a necessidade de meios alternativos