Historia da formação de professores
A Educação em geral depende de variáveis muito amplas.
O individuo quanto aluno procurando realizar suas aspirações, para ter um lugar na sociedade, está que já tem suas estratégias e conteúdos para essa colocação.
Essas variáveis são domínio de algumas especialidades. Pois em vários cursos de formação de professores esta havendo reducionismo em algumas especialidades com exclusão de outras.
Criando assim especialistas em uma área especifica.¨ Como se fosse possível separar essas áreas ¨.
Desta forma devemos abordar a Educação Matemática de uma forma holística. Estamos com uma civilização planetária onde não se pode ter informações restritas de culturas. Estas informações serão transculturais tendo uma ética maior.
O individuo sai de sua cultura atual para entrar na civilização planetária. Onde a vida tem três resultantes: indivíduo, outro e natureza. Sendo que um não é sem os demais.
Sendo assim há uma grande dificuldade em se ter uma paz entre estes indivíduos, pois cada um tem sua cultura e costumes. Para se ter um equilíbrio e harmonização é preciso uma ética maior que é a ética da diversidade.
A matemática como conhecimento indispensável tem tudo haver com ética e tem muito a ajudar. Saindo de sua forma acadêmica para passar sua exatidão de forma mais abrangente e simples, utilizando exemplos relacionados com a realidade vivida por esses indivíduos.
Pois alguns indivíduos quando chegam a escola já tem conhecimento de sua cultura e tradição. Mas na escola tudo isso será deixado de lado para ser transmitido a ele conhecimento de forma acadêmica.
Temos exemplo desse deixado de lado com os indígenas, que chegando a civilização planetária, toda sua cultura e crenças são tratados como crendices sem valor.
Sendo que certa forma, ele já teve contato com a matemática e outras disciplinas só que de forma informal.
Lógico que correto que todos aprendam a matemática e outras matérias de forma formal. Mas muitas vezes