Fenícios e Gregos
1. Desenvolva um texto explicando a formação da civilização grega, especificando a organização social dos desenvolvedores gregos.
R: Os gregos são originários dos povos da península Balcânica, que, por volta do século XX a.C, vindos dos Norte, dominaram os Pelágios, que habitavam a região sul. Como a superfície da Grécia é bastante limitada, os gregos passaram a habitar as ilhas próximas, que por sua vez, são muito numerosas; fundando colônias no Mediterrâneo e ao sul da Itália, que passou a se chamar Magna Grécia.
O século XII ao VIII a.C foi o período das comunidades gentílicas, em famílias constituídas por um grande número de pessoas se submetia à liderança de um patriarca, que exercia tanto as funções de chefe religioso e militar, como também o papel de juiz .
As gentílicas se uniram, formando fratrias para enfrentarem inimigos comuns; e as fratrias reunidas formavam tribos que eram lideradas por filobasileus; e por sua vez, a união das tribos deu origem às cidades-estados, independentes entre si, com características próprias embora a maioria delas tivesse seus sistemas econômicos parecidos (excluindo-se de Esparta), cada uma delas desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seu calendário, sua moeda.
A área urbana frequentemente se estabelecia em torno de uma colina fortificada denominada acrópole. Nessa área concentrava-se o centro comercial e a manufatura. Ali, muitos artesãos e operários produziam tecidos, roupas, sandálias, armas, ferramentas, artigos em cerâmica e vidro. Na área rural a população dedicava-se às atividades agropastoris: cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e criação de rebanhos de cabras, ovelhas, porcos e cavalos. Este agrupamento visava atingir e manter uma completa autonomia política e social para com as outras pólis gregas, embora existissem muito comércio e divisão de trabalho entre as cidades gregas.
2. Explique que importância teve a escrita Fenícia na organização