Origem e Historia dos Suínos
Os Suínos foram domesticados, primeiramente, na China, por volta do ano de 5.000 a 4.900 a.C. Tem como ancestrais os javalis europeus, asiáticos e africanos.O javali europeu (Sus scrofa) era um animal de grande porte, constituição robusta e capacidade para deposição de carne. Os javalis asiáticos e africanos (Sus vitatus) eram de menor porte, de grande propensão à gordura porém, mais precoces.
O Sus vitatus foi o primeiro a ser domesticado.
Suíno na cultura no Brasil
Na América não existiam suínos antes da chegada do homem branco. Os primeiros animais foram trazidos por Cristóvão Colombo, em 1493 ,na sua segunda viajem das Canárias para a ilha de São Domingos. Dessa ilha, eles foram levados para Colômbia, Venezuela , Equador e Peru, Sendo que , em 1515, Diego Velásquez levou os suínos para ilha de Cuba.
Os primeiros suínos a chegarem ao Brasil vieram com Martin Afonso de Souza, em 1532, estabelecendo-se em São Vicente, litoral paulista. Pouco depois, Tomé de Souza trouxe od suínos para a Bahia. Com rápida multiplicação, o suíno ganhou o território nacional e, somente a partir do século passado animais de gética melhorada ( Berkshire, Yorkshire, Large-black e Tamworth), provenientes da Inglaterra, instalaram-se no país. Posteriormente, vieram os reprodutores Poland-China e Duroc; e somente nas décadas de 1930 e 1940, chegaram as raças Wessex e Hampshire .
Os suínos (Sus domesticus) apareceram na terra há mais de 40 milhões de anos. Sua domesticação, antes creditada ao chineses, remonta há mais de 10.000 anos atrás em aldeias do leste da Turquia., conforme recente pesquisa do arqueólogo americano M. Rosemberg, que descobriu que os primeiros homens de aldeias fixas, tinham como principal fonte de alimento os suínos, e não cereais como a cevada e o trigo.
Também foi na antigüidade que se originaram as primeiras polêmicas que cercam o consumo da carne suína. Moisés, o legislador dos hebreus, proibiu o consumo da carne