Processos de usinagem
Tecnologia Mecânica z
Murilo Godoy da Silva RA : 132261
Professor: Ronaldo dos Santos Junior
Antes de existir todas as tecnologias de usinagem e automação que conhecemos hoje em dia existiam os tornos mecânios, máquinas utilizadas para produção em grande escala de produtos para o mercado metal-mecânico.
O torno mecânico é uma máquina-ferramenta que trabalha com movimento de rotação de uma peça geralmente cilíndrica e uma ferramenta que tem apenas uma aresta cortante. O torno que vemos ao lado é o resultado de um longo processo evolutivo. Costumamos dizer que o torno é o pai de todas as máquinas ferramentas, na verdade, com algumas modificações, ele consegue realizar trabalhos que fazemos em fresadoras, retificas, furadeiras, etc. Vamos dar uma olhada em como esta máquina evoluiu para se tornar uma das principais máquinas nas oficinas de usinagem do mundo inteiro:
Torno de vara Este foi o primeiro torno que existiu. Tratava-se de uma corda com uma das pontas amarrada na ponta de um galho ou uma vara e a outra ponta enrolada na peça. O trabalho era realizado quando a o galho subia e puxava a corda fazendo a peça girar.
Torno de fuso Este torno precisava de duas pessoas para ser operado. Enquanto um servo girava a polia, uma correia movimentava um fuso onde a peça era presa. Um artesão, o operador do torno, segurava a ferramenta com as mãos e cortava o material.
Torno de Leonardo da Vinci Até mesmo o gênio italiano Leonardo da Vinci deu sua parcela de contribuição no processo evolutivo do torno. Ele projetou um torno que poderia ser operado por uma única pessoa e trabalhava com movimento de rotação contínuo. O sistema motriz é parecido com o de uma máquina de costura.
Torno paralelo Em meados do século XIX, dois inventores ingleses, Henry Maudslay e Joseph