ORIGEM Lingua Portuguesa
Sabemos que uma língua é formada por palavras de origens diversas, porque é um código, um conjunto de signos que se combinam segundo regras e representa a cultura dos povos. Como a cultura é mutante - manifesta os pensamentos, as habilidades e o desenvolvimento de uma comunidade no decorrer de sua história - obviamente, a língua também apresenta mutações em sua expressão, tanto oral como escrita. Com a Língua Portuguesa não poderia ser diferente, ela traz consigo em sua evolução e dinâmica toda influência da língua dos povos com os quais manteve e ainda mantém contato.
É possível identificar três grandes fontes que contribuíram para a formação do vocabulário da Língua Portuguesa no Brasil:
ORIGEM
PROCESSO
EXEMPLOS
Latim
Momento mais antigo da formação da Língua Portuguesa: palavras que vêm direto do Latim.
Latim vulgar:
imaculada: de mácula, mancha
Latim Clássico:
manchado, de mancha
línguas estrangeiras
Palavras que entraram para a Língua Portuguesa pelo contato com outros povos: contatos comerciais, culturais e políticos.
termos de origem:
africana (girafa, banana)
americana (canoa, colibri)
árabe (alcachofra)
chinesa (nanquim, chá)
espanhola (naipe)
francesa (bicicleta)
germânica (marco)
grega (liceu),
hebraica (amém)
ibérica (bocarra),
inglesa (futebol)
italiana (cavalaria)
japonesa ( quimono)
persa (do Irã) (bazar, azul)
russa (czar)
turca (bambu)
línguas locais
A partir do século XVI, com a descoberta do Brasil, termos indígenas (tupi-guarani) passam a ser incorporados à Língua Portuguesa.
abacaxi, mirim, caju, capixaba
Iracema, Ubirajara, Jaci.
Fonte: TÓPICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - VOLUME 2 -A LÍNGUA COMO EXPRESSÃO E CRIAÇÃO - ROSANA MORAIS WEG E VIRGÍNIA MARIA ANTUNES DE JESUS
Formação da língua portuguesa
Durante séculos a Península Ibérica foi palco da chegada de povos de diferentes origens e, consequentemente, diferentes idiomas. Povos e línguas acabaram por