Portifolio Eletronica Industrial
Rafael Ramos Fraga - RA 238212014
Portifolio 1 - eletronica industrial
Guarulhos
2014
ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
Rafael Ramos Fraga - RA 238212014
Portifolio 1 - eletronica industrial
Atividade Módulo Eletronica Industrial da Faculdade Eniac, apresentado à disciplina de Eletronica industrial
Prof. Eduardo dos santos D Elia
Guarulhos
2014
1. Pares constituintes de um motor de indução CA
Os motores trifásicos de corrente alternada são conversores eletromagnéticos de energia que convertem energia elétrica em energia mecânica (operando como motor) e vice-versa ( operando como gerador) pela indução eletromagnética.
2. Constituição do motor de indução
O motor assíncrono é constituído basicamente, dos seguintes elementos:
Um circuito magnético estático: composto de chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, denominado estator, onde se localiza a carcaça, estrutura que também tem a função de suporte do conjunto. Possui uma construção robusta em ferro fundido, aço ou alumínio injetado, resistente á corrosão e com aletas para a refrigeração.
Bobinas: de acordo com o numero de grupos que caracterizam o motor monofásico ou polifásicos; localizados em cavas abertas no estator e alimentadas pela rede de corrente alternada.
Rotor: formado por um núcleo ferromagnético, também laminado, sobre o qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelo , nos quais são induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do estator.
O rotor é apoiado em uma cavidade que transmite à carga a energia mecânica produzida. O entreferro é bastante reduzido, de forma a diminuir a corrente em vazio, que leva a perdas, mas também aumenta o fator de potencia em vazio
Quando o motor é energizado, ele funciona como um transformador com secundário em curto-circuito, portanto exige de rede uma corrente muito maior do que a