Significado da Dança Nyau
Face a esta pesquisa referente às 5ªJornadas Científicas, pretende-se trazer atona sobre O Significado da Dança Nyau na Província de Tete.
A abordagem será sequenciada da seguinte maneiro primeiro abordar-se-à sobre o povo Chewa como Guardião do Nyau-Gule Wanculo, o rigem do Nyau-Gule Wamkulu, o caráter Multifacetado do Nyau, o Nyau como meio de contestação contra a ordem e a política colonial. Nyau- Gule Wamkulu: ameaças e desafios.
Importa salientar que, o Nyau é praticado pelo povo Chewa, que se encotra radicado em três paises da África Austral, nomeadamente, Moçambique, Malawi, e Zâmbia. Em Moçambique esta expressão cultural tem maior concetração dos seus praticantes na Província Central de Tete.
Objectivos:
Objectivo geral:
Compreender a essência da dança Nyau-Gule Wamkulu a partir génese à actualidade.
Objectivos específicos:
Fazer um estudo sobre:
O povo Chewa como Guardião do Nyau-Gule Wanculu: suas origens;
Origem do Nyau-Gule Wamkulu;
O caráter Multifacetado do Nyau;
O Nyau como meio de contestação contra a ordem e a política colonial;
Nyau- Gule Wamkulu: ameaças e desafios.
Relevância: a importância do presente estudo advêm do fruto dele poder contribuir para a consolidação do conhecimento sólido no que concerne a dança Nyau.
Metodologia
A materialização deste trabalho basear-se-á, crucialmente, na leitura e análise da documentação relevante sobre a dança Nyau, para tal potenciar-se-á o seguinte método:
Pesquisa bibliográfica, onde, basear-se-á na consulta de obras literárias que forem encontradas, desde que versam sobre o a dança Nyau. Tal como enfatiza Lakatos, (2003, p. 27) ʺeste método abrange todas as bibliografias encontradas em domínio públicoʺ como: livros, revistas, monografias, teses, artigos de Internet.
1. O povo Chewa como Guardião do Nyau-Gule Wanculu
11.As origens do povo Chewa
As origens do povo chewa