Origem do solo
1. Introdução Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera.
03
2. Objetivo Este trabalho tem como objetivo explicar a origem e as composições do solo.
04
3. Origem e Formação do Solo O solo é uma camada mais superficial da crosta terrestre,onde se desenvolve muitas plantas e vive uma grande variedade de animais.
Esta camada,o solo, não é muito profunda;tem,em média, trinta centímetro de espessura. Ela vem se formando há milhões de anos, com o acúmulo de pequeníssimas partículas, formadas pelo desgaste das rochas, que formam se misturando com os restos de animais e plantas.
O solo é constituído de duas partes:
• A primeira é uma camada geralmente escura, que fica bem em cima e é composta pela mistura de restos de animais e vegetais, formando a parte orgânica do solo ou húmus.
• A outra contendo areia, calcário e argila, forma a parte mineral do solo, juntamente com a água e o ar.
Muitos solos podem ser formados pelo transporte de sedimentos levados pelo vento, chuva ou pela águas do rios, como as dunas e as terras de aluvião. Quando o solo é originado da própria rocha matriz é chamada de autóctone e quando é formado através do transporte de sedimentos é chamado de alóctone. Logo abaixo do solo, aparece uma camada mais profunda e espessa, que é o subsolo.
05
4. Composição e Tipos de Solos O solo é originado de uma rocha matriz, pois inicialmente na crosta terrestre só havia rocha. Com o tempo e sob a ação do calor, do vento e da água, ela foi se desgastando e formando uma parte mineral (areia, calcário e argila) e uma outra parte orgânica (húmus restos de animais e vegetais em decomposição). Quando um certo elemento, que compõe o solo, existe em maior quantidade que os demais, caracteriza o tipo do solo.
4.1. Solo Arenoso O solo chamado arenoso possui uma