Estrutura Atômica
Conceitos básico de química como mistura e substância são fundamentais para o estudo da matéria apresentada; O artigo proposto traz uma exemplificação e definição sobre de como eram as ideias a respeito dos conceitos e como elas foram refutadas com o passar dos anos com o estudo. Uma proposta juntamente com uma situação problema foi apresentada para alunos de uma escola pública no Recife(PE) a fim de medir o conhecimento químico desses adolescentes entre 15 e 18 anos.
A partir das definições podemos então dizer que um elemento químico pode ser diferenciado de outro a partir do seu número atômico, ou seja a quantidade de prótons em seus núcleos; A tabela periódica é apresentada em ordem crescente de número atômico, para identificar e diferenciar os elementos químicos. A descoberta de átomo e elemento químico foi estruturada ao final do século 19 e assim elemento químico foi diferenciado de substancias simples com uma perspectiva macroscópica como um ultimo estagio de uma análise química (Oki, 2002).
Temos então o conceito de substancia simples e composta reestruturados, de acordo com o artigo uma substancia simples é formada por átomos de um mesmo elemento, temos como exemplo o ouro, ferro, cobre; E substancia composta formada por átomos de elementos químicos diferentes sendo eles: cloreto de sódio, água, metano e glicose.
De acordo com Oki(2002) estudos retratam a confusão conceitual entre elemento químico e substância simples relacionada as diferentes visões macro e microscópicas. Já por Araújo et al. (1995) estudantes de ensino médio apresentam dificuldades com a distinção entre mistura homógena e heterogênea