origem e formacao dos solos
Origem e Formação dos Solos Mecânica dos Solos 1
Prof. J.F.T.Jucá UFPE-‐DEC-‐2014.1
Conceituação de Solo e de Rocha
A palavra solo está relacionada com a palavra terra; pode ser definida como material solto, natural da crosta terrestre, usado como material de construção e de fundação de obras. Uma definição abrangente do termo solo é difícil; depende basicamente do ramo do conhecimento que o emprega:
Agronomia: material relativamente fofo da crosta terrestre, composto por rochas decompostas e matéria orgânica, capaz de sustentar a vida: horizontes de solo possuem pequena espessura.
Geologia: material inorgânico não consolidado e proveniente da decomposição das rochas, que não foi transportado do seu local de formação.
Engenharia: material granular composto de rocha decomposta, água, ar e eventualmente matéria orgânica, que pode ser escavado sem o auxílio de explosivos ou equipamentos. 1
14/04/14
Origem e Formação dos Solos
Conceituação de Solo e de Rocha
Rocha: material que é impossível escavar manualmente.
Todo solo tem origem na desintegração e decomposição das rochas pela ação do intemperismo. Obs: o solo, geralmente, apresenta maior índice de vazios do que a rocha mãe!
Processo de Intemperismo
ETAPA 1 - A rocha mãe surge à superfície da Terra.
2
14/04/14
Processo de Intemperismo
ETAPA 2 - Os fatores externos, como o vento, a água, a temperatura e os seres vivos, vão desgastando a rocha, provocando a sua fragmentação e alteração química.
Processo de Intemperismo
ETAPA 3 - Os restos de seres vivos colonizam a rocha, misturados com as partículas resultantes da fragmentação desta, originam um solo pouco espesso - solo primitivo.
3
14/04/14
Processo de Intemperismo
ETAPA 4 - Depois surgem pequenas plantas com raízes e aparecem pequenos animais que facilitam a desagregação da rocha e a acumulação de