Origem e Formação dos Solos
Mecânica dos Solos 1
Aluno: Igor dos Santos Rodrigues de Lima
Professor: Fernando Jucá Turma: CA
Resumo
Origem e formação dos solos Os solos são formados pela deterioração das rochas através do intemperismo (a rocha que sofre deterioração e dar origem ao solo é chamada rocha matriz), onde a rocha por sua vez é um agregado de um ou mais minerais. A formação dos solos, segundo os pedologistas se dá em função de algumas variáveis, como a rocha de origem, a ação dos organismos vivos, o clima, a fisiografia e do tempo. A deterioração do solo pode ser por desintegração mecânica (intemperismo físico) ou decomposição química (intemperismo químico) : a) agentes como água, temperatura, vegeteção e vento são responsáveis pela desintegração mecânica; b) já quando há modificação química ou minerológica das rochas de origem ocorre a decomposição química, onde se destaca a água e os mecanismos importantes são oxidação, hidratação, carbonatação e etc.
Classificação dos Solos Solos Residuais: Os solos formados a partir da decomposição das rochas pelo intemperismo, seja químico, seja físico, ou combinação de ambos, e que permaneçam no local onde foram formados, sem sofrer qualquer tipo de transporte, são denominados solos residuais. A natureza desses solos, ou seja, sua composição mineralógica e granulométrica, estrutura e espessura, dependem do clima, relevo, tempo e tipo de rocha de origem.
Solos Sedimentares: Os solos transportados são os que sofreram transporte por agentes geológicos do local onde se originaram até o local onde foram depositados, não tendo ainda sofrido consolidação. Solos de Formação Orgânica: Solo formado pela mistura homogênea de matéria orgânica decomposta e de elementos de origem mineral, apresentando geralmente cor preta ou cinza-escuro.
Composição Química e Mineralógica dos Solos Os solos são formados por agregados de um ou mais minerais. Os