Origem da Vida
Aleksandr Oparin (1894-1980)
Aleksandr Oparin foi um biólogo e bioquímico russo que realizou estudos sobre a origem da vida. Oparin acreditava que a vida na terra primitiva surgiu quando as centelhas elétricas, o calor intenso e a água em forma gasosa era presente na terra, o que fez com que fundisse os átomos formando aminoácidos que quando a terra foi esfriando, as chuvas levavam esses aminoácidos ao solo. Com as chuvas se formaram os lagos e mares primitivos que possuíam aminoácidos que formaram proteínas que foi chamado de ‘’ sopa de proteína’’, estas moléculas orgânica neste meio aquoso formaram os coacervados, que não eram seres vivos, mas sim seus descendentes, ele já absorviam matéria do meio externo, após certo tempo estas esferas de proteínas formaram uma membrana de lipídios protetora do núcleo, assim formaram as primeiras células. Estas células no entanto eram eucariontes, pois tinham que retirar seu alimento da ‘’ sopa de proteína’’, pois não tinham a complexidade de fazer seu próprio alimento através da fotossíntese.
Stanley Miller (1930-2007)
Stanley miller estudou sobre a origem da vida e realizou uma esperiencia para comprovar a tese de Oparim, o experimento feito em 1952 se trata de uma reprodução da terra primitiva, com um recipiente projetado para realizar uma versão artificial da atmosfera terrestre primitiva.
Uma mistura de gases como: hidrogênio, água, amônia e metano, ele disparou cargas elétricas para simular as centelhas elétricas, como resultado obtiveram após uma semana um aparecimento espontâneo de glicerina e alanina que são aminoácidos, moléculas orgânica não complexas. Estes experimento se trata de uma simulação de com possivelmente a vida se surgiu no planeta, com a teoria da ‘’ sopa orgânica’’ de Oparin. Miller ajudou a estudar o que pode ter acontecido naquela época em que a terra possuía lava vulcânica em sua superfície quente e se transformou no mundo vivo de hoje.
Fontes: