Origem da industria no japão
Mesmo após ser arrasado durante a segunda guerra mundial, o Japão é atualmente a segunda economia do planeta. Mas que fatores explicam essa rápida recuperação?
Para entendermos melhor esse crescimento, é fundamental voltarmos às origens de seu processo de industrialização.
Embora os japoneses tivessem um pequeno comércio com os portugueses e os holandeses desde o século XVI , quando os norte-americanos apostaram no Japão em 1853 , eles encontraram um país feudal e economicamente atrasado. A partir de 1636, sob o xogunato Iyemitsu que o país viveu um período de reclusão chamado sakoku que significa "o país fechado" Com esse período os estrangeiros foram proibidos de entrar e os japoneses de sair.
Esse período durou mais de 2 séculos até que os norte-americanos forçaram a abertura tentando realizar seu projeto geopolítico de controle dos oceanos. Mesmo os europeus estendendo seu império a Índia e a China que são territórios vizinhos, não se interessaram pelo Japão, pois o Japão não tinha quase nada a oferecer para outros países, trata-se de um país muito pequeno com pouquíssimas terras agricultáveis e com uma grande instabilidade tectônica. O processo de industrialização e modernização do Japão só ocorreu após 1868. O reinado de Mutsuhito estendeu-se até 1912. Esse período foi marcado por políticas modernizantes do estado japonês: investimento na criação de infra-estrutura (ferrovias, portos, minas, etc.) e de fábricas. Com a modernização o Japão viveu um processo de industrialização, no entanto o país enfrentava problemas graves como escassez de matérias primas e de energia, para superar esses problemas, o império japonês se aventurou em busca de territórios na Ásia e no Pacífico. A expansão iniciou-se com a vitória na guerra sino-japonesa que garantiu a ocupação da Coréia e de Taiwan, e o Japão foi se expandindo até 1937 quando iniciou uma guerra total contra a China que se estenderia até a segunda guerra mundial. Com o ataque