Desconcentração industrial
2. Desde as últimas décadas do sec.XIX a industrialização japonesa se concentra nas cidades da costa do pacifico, já que importa toda matéria prima utilizada na siderurgia, mesmo na reconstrução após a segunda guerra mundial o Japão concentrou seu crescimento industrial na sua região costeira.
3. Na de cada de 1970, com os constantes aumentos do petróleo, aumento de salários e de terrenos e alugueis. A desconcentração industrial foi uma estratégia para a garantia da competitividade, empresas japonesas rumaram para o interior principalmente países da Ásia e o governo japonês implanta tecnopolos fora das tradicionais regiões industriais.
4. O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste da Ásia. O litoral marítimo do Japão é aproximadamente quatro vezes maior que o brasileiro. As ilhas principais, de norte para sul, são: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. Além destas ilhas maiores, o Japão inclui cerca de três mil outras ilhas, parte das quais constituem as ilhas Riukyu, inclusive Okinawa, que se estendem a sudoeste de Kyushu até perto de Taiwan.
5. Sua população é de 127,4 milhões de pessoas que estão situadas principalmente nas áreas litorâneas.
6. O Japão é visto como um país idoso, devido sua expectativa de vida ser uma das mais altas do mundo, isso independente do sexo. Sua população teve origem na mistura entre os mongóis e coreanos, indonésios, filipinos e malaios.
7. No Japão, as industrias que se destacam são as industrias metalúrgicas, siderúrgicas, automobilísticas e também as indústrias têxteis. O Japão possui reduzidos recursos naturais para sustentar o crescimento econômico