Japão
Localização
Extremo Oriente, totalmente no hemisfério norte e no hemisfério oriental.
Área
Arquipélago com 3.400 ilhas, área total do arquipélago: 377.748 km2.
Representam 97% do território japonês: Hokkaido: 78.000 km2, Honshu ou Hondo: 228.000 km2, Shikoku: 18.000 km2, Kyushu: 36.000 km2.
Geologia
Origem terciária recente. Surgiu de dobramentos da crosta terrestre, originando montanhas pontiagudas como os Alpes. Possui vários vulcões em atividade e é vítima de abalos sísmicos, tendo formado uma estrutura geológica não consolidada.
O arquipélago japonês faz parte do Círculo do Fogo (Anel de Fogo), uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico.
26% do território japonês é formado por rochas vulcânicas. O país possui mais de 180 vulcões, sendo 59 deles ativos. O mais famoso é o Monte Fuji, a mais alta montanha de todo o Japão, com 3.776 m de altitude, e que está inativo desde 1707.
Em virtude da instabilidade vulcânica, o Japão já sofreu inúmeros terremotos. Em 1923 ocorreu o mais violento, que acabou matando 110.000 pessoas.
Os tsunamis (maremotos) também assolam o país.
O Relevo Japonês é 80% composto por Montanhas Jovens (período geológico) e 15% de Planícies litorâneas. A área é instável pois localiza-se numa região de Convergência de Placas tectônicas.
O solo é Fértil, pois é Vulcânica, porém devido à essa formação Geológica é pobre em Recursos Naturais, Minerais e Energéticos.
Clima
As diferenças de latitude, a influência das correntes marítimas, o regime de ventos e a altitude e orientação do relevo contribuem para a diversidade climática do Japão. ao norte, recebe influência das massas frias e secas que se deslocam da Sibéria, da corrente fria de Oya Shivo (Curilas) e das monções de inverno, configurando um clima temperado frio. Na porção central do país predomina o clima temperado oceânico influenciado pela corrente quente de Kuro Shivo (Corrente do Japão) que