Origem da didatica
Kess C. Waffarev
Didática-Prática –CONORTE
COLÉGIO NORMAL NORDESTE-RN
(III/ 23/10/2002)
Resumo
Proverbialmente, se tem misturado a história da Pedagogia com a história da Didática. Claro que este não é único caso nas ciências. Aqui encontraremos sucintamente a origem da Didática, a seguir a evolução de seus estudos, logo, se situará uma reflexão sobre o momento atual da ciência neste final da primeira década deste século XXI, e se conclui com umas considerações finais.
PALVRAS CHAVES: Didática, história da Didática, Ensino, Instrução.
Introdução
A Didática é considerada, no melhor dos casos, como uma disciplina ou ramo da Pedagogia;
Éclaro que existe uma diferencia substancial entre Pedagogia e Didática. Podemos perceber que ainda com aspectos comuns, elas não têm a mesma origem, como ciências autônomas. A Pedagogia surge como ciência particular, a partir do século XIX, quando foi aos poucos se separando da Teologia e a Filosofia; enquanto, a Didática esperaria mais um século, e sua luta de emancipação foi com a Pedagogia, e contra os sectarismos dos defensores do Desenho Curricular. Aqui referiremos só à origem e a evolução da Didática e não da Pedagogia
Origen da didática
Desde os primórdios do aparecimento da civilização existem indícios de formas elementares de instrução. Na antiguidade clássica, gregos e romanos, e no período medieval se observa o desenvolvimento de ações didáticas em escolas, igrejas e universidades. Também, se observa a mesma situação em outras culturas.
Amélia de Castro faz um resgate histórico da constituição da Didática, procurando enfocar o papel da Didática nos períodos relevantes da história. Ela afirma que na longa fase que se poderia chamar de didática difusa, ensinava-se intuitivamente e/ou seguindo-se a prática vigente. Pode-se dizer que havia uma didática implícita em Sócrates quando perguntava aos discípulos: "pode-se ensinar a virtude?". (CASTRO, A. 2008)
Ainda que nas