Didatico
Tema 1 Didática, Pedagogia e Psicologia: Fundamentos e Inter-relações Tema 2 Didática e Sociedade: a Interação ProfessorAluno
Profa. Ma. Ausdy Castro dos Santos
Tema 1
Didática, Pedagogia e Psicologia: Fundamentos e Inter-relações
“Toda ação, pensamento ou sentimento corresponde a uma necessidade.” (Haidt, p. 39)
Objetivos
• Reconhecer as origens da Didática e da Pedagogia. • Analisar as relações entre Educação, Pedagogia, Psicologia e Didática. • Identificar a forma de constituição da Didática no Brasil e sua caracterização em diferentes momentos históricos.
1
Origens da Didática e da Pedagogia Sócrates: conhecer é um ato que se dá no interior do indivíduo. Refutação e maiêutica. dialogocomosfilosofos.com.br REFUTAÇÃO: provar que o pensamento do outro está errado.
MAIÊUTICA: - Duvidar do que acredita. - Conceber uma nova ideia.
Origens da Didática e da Pedagogia
Comenius: finalidade religiosa - “Didática Magna”.
“A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, e, ao contrário, haja mais recolhimento, mais atrativo e mais sólido progresso (...)”.
(Fonte: Trecho da Didática
Magna. Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2012.).
Origens da Didática e da Pedagogia
Pestalozzi: a educação transforma. Concebia a educação como instrumento de reforma social. Voltou-se para a educação das massas, incitou o respeito ao desenvolvimento infantil, criou métodos de ensino e desenvolveu atividades sequenciais.
pt.wikipedia.org
2
Origens da Didática e da Pedagogia
Herbart: elaborou seus próprios princípios educacionais. A educação é a responsável pela formação das representações, ajudaria o aluno a desenvolver e integrar as representações mentais que provinham de duas fontes: 1) Do contato com a natureza, por meio da experiência. 2) Do contato com a sociedade,