Gestão empresarial do agronegocio
As propriedades rurais são consideradas empresas há pouco tempo, o homem do campo não se preocupava muito com a organização contábil, só se dedicava a produzir seus alimentos e deixava a gerencia de suas propriedades a pessoas mais qualificadas, mas isso está mudando, o produtor rural vem se especializando e conhecendo as técnicas contábeis e de gestão do agronegócio, e com isso vem levando a administração rural a ganhar qualidade e autonomia na gerência de suas atividades administrativas.
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, ela visa assegurar o controle do patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem, e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores envolvidos com a empresa. É através da contabilidade que a empresa rural vai saber se está atingindo o seu objetivo, o lucro.
O objeto da contabilidade rural no comércio ou na indústria é agricultura ou pecuária, ela tem a finalidade de orientar as operações agrícolas e pecuárias, medir e controlar o desempenho econômico financeiro da empresa e de cada atividade produtiva, apoiar as tomadas de decisões no planejamento da produção, das vendas e investimentos, comparações e desempenho da empresa com outras, conduzirem as despesas pessoais do proprietário e de sua família, justificar a liquidez e a capacidade de pagamento junto aos credores, servir de base para seguros, arrendamentos e outros contratos e gerar informações para declaração do imposto de renda.
As empresas rurais são integradas por um conjunto de recursos, denominadas fatores da produção, que são: a terra, o capital e o trabalho. Elas exploram a capacidade produtiva do solo através do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas. Essas empresas podem explorar três diferentes atividades, que são: atividades agrícolas,