Kinharayca
3462 palavras
14 páginas
[pic]SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JÉSSYCA CENATI ZILIO
Política Social no Braisl e o Serviço Social
Lagoa Vermelha
2012
jéssyca cenati zilio
Política Social no Braisl e o Serviço Social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social, 4º semestre, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.
Profs. Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Amanda Bozza, Paulo Aragão.
Lagoa Vermelha
2012
INTRODUÇÃO
Para realizar a análise, será desenvolvido um esforço no sentido de resgatar as três vertentes históricas a partir das quais organizou-se o Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS). A primeira delas, visando enfrentar a questão social tal como se conformava na República Velha, configurou-se por meio da política social de cunho corporativo, organizada durante a década de 1930 e assentada nos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A segunda, estabelecida na antiga tradição caritativa e filantrópica e voltada ao atendimento de certas situações de pobreza, passa a ser objeto, após a década de 1930, da atuação do Estado. Por último, as políticas sociais assentadas na afirmação de direitos sociais da cidadania que, apesar dos esforços anteriores, somente em 1988 se consolidará no país.
A estes três diferentes paradigmas juntou-se, na década de 1960, um conjunto de intervenções sociais do governo federal ancoradas em sistemas de remuneração de fundos públicos. Estas formas de intervenção, ainda hoje presentes e atuantes no terreno das políticas sociais brasileiras, serão aqui recuperadas no intuito de ajudar a compreender o panorama atual do SBPS.
Nas décadas de 1980 e 1990, o país enfrentou uma ampla agenda