Estresse
Reação ao organismo a uma situação tensa ou ameaça. (Zakabi, 2004).
Ausência de Estresse pode levar o indivíduo à morte, não aparecendo sinais de estresse.
O estresse é inevitável e necessário.
Distresse: debilidade física e psicológica. Euestresse: situação de equilíbrio alcançada.
O desequilíbrio ocorre quando a pessoa necessita responder a alguma demanda que ultrapassa sua capacidade adaptativa. (Everly, 1990).
O estresse pode afetar a saúde, prejudicando o sistema imune, impedindo o engajamento em atividades saudáveis, o desenvolvimento do desamparo aprendido.
Fontes de tensão internas: expectativas irrealistas, perfeccionismo, sonhos inalcançáveis, transtorno de ansiedade,...
Estresse psicossocial, derivado da percepção do indivíduo do seu ambiente social.
Fases do estresse: Alerta, fase inicial, taquicardia. / Resistência, 2ª fase, dificuldades com a memória. / Quase Exaustão, 3ª fase, picos de hipertensão. / Exaustão, última fase, depressão.
Variáveis produtoras: trabalho, ritmo incompatível ao do ser humano. Família, crises em relacionamentos. Social, uma festa. Individual, particularidades.
Síndrome de Burnout: sintomas: falta de apetite (fisiológicas), irritabilidade (psicológica). Dimensões: cansaço emocional, despersonalização e redução na realização pessoal.
Resiliência: voltar para trás. Falta de flexibilidade em situações de traumas e sofrimentos. Aqueles que são capazes de vencer as dificuldades por mais fortes que elas sejam. Promove mudanças necessárias para atingir seus objetivos e os da empresa. Mantém as competências e habilidades. Antecipa crises, prevê adversidades e tem firmeza de propósito mantendo a integridade.
Liderança: Processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas a um