Origem da administração
A Administração que tinha uma visão rudimentar se desenvolveu lentamente.
As noções de Administração, já eram percebidas a 4.000 a.C. pelos egípcios devido à necessidade de planejar,organizar e controlar;nas contruções das pirâmides do Egito e da muralha da China.
No final do século XIX, a sociedade era diferente,os negócios eram familiares,predominavam pequenas oficinas,artesãos e profissionais autonômos que passsaram a comprar concorrentes e fornecedores para garantir seus interesses,tornando assim as empresas grandes demais para continuar sendo administradas por eles,surgindo a figura dos gerentes.
A origem da Administração teve várias influências:
Dos Filósofos: que viam a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiencia,como Sócrates,Platão e Aristóteles (que pensavam em formas de organização social); e, Descartes (com métodos filosóficos).
Da Organização da Igreja Católica: que influenciou o pensamento administrativo.
Da Organização Militar: que contribuiu com o princípio de direção e com o aparecimento das Teorias de Administração.
Da Revolução Industrial: que com o surgimento da máquina a vapor,uma nova concepção de trabalho modifica a estrutura social e comercial da época, ocasionando mudanças de ordem econômica,política e social.
Após a Revolução Industrial a produçaõ artesanal foi substituída pelo regime de produção por meio de máquinas (que reduziam custos,melhorava a qualidade e a quantidade).O uso de máquinas levou a divisão do trabalho e a simplificação dos operários.
A Revoluçaõ Industrial provocou o aparecimento das fábricas e das empresas industriais,substituição dos artesãos pelos operários,surgimento dos sindicatos,primeiras experiências sobre administraçaõ e consolidaçaõ da administração como área do conhecimento.
Dos Economistas Liberas: que impulsionaram os investimentos em produçaõ e deram suporte ao aparecimento de alguns princípios de Administração, como Adam