Tuberculose
É uma doença grave infecto contagiosa, transmitida pelo ar, pode atingir todos os órgãos, mas em especial acomete os pulmões.
Transmissão: Apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões. A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas. Processo Inflamatório: O indivíduo que entra em contato pela primeira vez com o bacilo de Koch não tem, ainda, resistência natural. Assim no período de 15 dias, os bacilos passam a se multiplicar facilmente nos pulmões, pois ainda não há proteção natural do organismo contra a doença. Se o sistema de defesa não conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primária, caracterizada por pequenas lesões (nódulos) nos pulmões.
Com o tempo e sem o tratamento, o avanço da doença começa a provocar sintomas mais graves. De pequenas lesões, os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas, no pulmão, que costumam inflamar com freqüência e sangrar. A tosse, nesse caso, não é seca, mas com pus e sangue. É a chamada hemoptise.
Fator que Facilitam o Aparecimento da Doença: ambiente, idade avançada, desnutrição, alcoolismo, predisposição genética, Ser negro - a raça negra parece ser mais suscetível à infecção pelo bacilo da tuberculose, entre outros. ~ ,
Diagnostico: Uma avaliação médica completa para a tuberculose inclui um histórico médico, um exame físico, a baciloscopia, uma radiografia do tórax e culturas microbiológicas.
Diagnostico Laboratorial
Faz-se uma lâmina do escarro e usa-se a coloração de Ziehl-Nielsen. Os bacilos assumem uma coloração rosa-choque que permite sua identificação. A pesquisa do BK no escarro é utilizada até hoje como o modo mais fácil de fazer o diagnóstico da tuberculose nos quadros pulmonares com tosse e expectoração. EXAME BACTERIOLÓGICO: a