Globalização
Cadeira: Modernidade e Globalização
Docente: Professor Doutor David Justino | | |
[Modernidade, Racionalismo, Capitalismo – Max Weber] | Discente: Célia Maria Cristo Falé Madeira, Nº 30810 |
Citando Anthony Giddens, a modernidade é sinónimo de sociedade moderna ou civilização industrial. Está associada a um conjunto de atitudes perante o Mundo, como a ideia de que o Mundo é passível de transformação pela intervenção humana; um complexo de instituições económicas, em especial a produção industrial e a economia de mercado; toda uma gama de instituições politicas, como o Estado Nacional e a Democracia em massa. A modernidade é muito mais dinâmica do que qualquer tipo de ordem social pré-existente. É uma sociedade, um complexo de instituições, que vive no futuro e não no passado.
São estas as principais linhas do Mundo Moderno, e os dois autores clássicos que mais contribuíram foram Karl Marx e Max Weber.
Karl Marx foi o economista e sociólogo do regime capitalista. Tinha uma formação económica notável e a sua obra-prima “O Capital”, é o centro do seu pensamento económico e uma análise do funcionamento da sociedade capitalista da época. Considera que as sociedades modernas são industriais e cientificas em oposição às sociedades feudais do passado, direccionando o seu pensamento para os conflitos entre o proletariado e os capitalistas, característica das sociedades modernas, onde se revela a sua natureza e se pode prever o seu desenvolvimento histórico.
Marx em O Capital, define a essência do capitalismo como sendo a busca do lucro, isto é, os detentores da propriedade privada e dos instrumentos de produção têm como finalidade a obtenção do lucro.
A troca de mercadoria por mercadoria, não conduz ao lucro ou excedentes de produção, porque estamos numa relação de igualdade. No capitalismo, o produtor troca a sua mercadoria por