Crise grécia
A Grécia tem sua economia baseada na agricultura e no turismo, é um país com cerca de 11 milhões de habitantes. A crise pela qual vem passando foi ocasionada devido à dívida grega, pois a Grécia nas últimas décadas gastou muito mais do que podia, fazendo com que o país fizesse empréstimos altíssimos, tendo como conseqüências o aumento da dívida e dos juros. Sua dívida esta em torno de 300 bilhões de euros, e as especulações sobre os problemas que vem enfrentando, afeta o mercado financeiro internacional que teme um efeito dominó entre os países pertencentes à União Européia como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha que também enfrentam dificuldades para equilibrar suas contas.
Para tentar reverter esse quadro e receber ajuda da União Européia e do FMI o governo grego precisou propor medidas para cortar seus gastos, como congelar os salários do setor público, aumentar os impostos, aumentar o preço da gasolina, entre outros.
Essas medidas não agradaram a população o que tem ocasionado uma série de protestos no país, gerando um grande descontentamento nacional.
Com o pacote de medidas da União Européia e FMI, a Grécia poderá minimizar os danos e conseguir levantar a quantia para pagar suas dívidas. Para a União Européia os problemas de um país, no âmbito de união monetária é motivo de preocupação comum, pois a maior preocupação dos integrantes da União Européia é encontrar maneiras para a estabilização européia visando convencer os mercados de que o euro é uma moeda estável e que conseguirão se restabelecer em