Origem da administração
Maiara Risson
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO (APO)
Marau
2012
Origens da Administração por Objetivos
A Administração por Objetivos (APO), por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.
Características da APO
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e subordinados, as responsabilidades são especificas para cada um em função dos resultados esperados.
O Processo Participativo e Democrático da APO
Gerente
Subordinado
Formulação Conjunta de
Objetivos de
Desempenho
Ação Individual do Gerente:
Proporcionar apoio, direção e recursos Ação Individual do Subordinado: Desempenhar as tarefas e alcançar objetivos Avaliação conjunta do alcance dos objetivos e reciclagem do processo de APO
Estabelecimento Conjunto de Objetivos
A maior parte dos sistemas da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos.Tanto o gerente,quanto o subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar os objetivos.
Estabelecimento de Objetivos para cada departamento ou posição
A APO está fundada na definição de objetivos por posições de gerência. Os objetivos podem ser denominados: Metas, ou Finalidades, porém a ideia básica é a mesma: determinar os resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar. Os objetivos devem ser qualificados e com prazos definidos.
Interligação entre os vários objetivos departamentais
Os objetivos dos vários departamentos ou gerentes envolvidos devem ser estreitamente