Origem da administraçao
Introdução à Formação Econômica
Para entender Administração como uma ciência deve-se considerar, em princípio, a formação econômica mundial e os tipos de organização social que serviram como cenário para evolução da Administração.
As sociedades tendem a se organizar para melhor utilizar seus recursos (naturais, trabalho e capital) da forma mais racional possível e a manter uma relação de troca dando origem ao sistema econômico. A seguir vamos analisar sucintamente as diversas formas de organização que os homens utilizaram para produzir:
Feudalismo
O Feudalismo é uma organização social e econômica típica da Idade Média Europeia, caracterizada pelo sistema de grandes propriedades territoriais isoladas (feudos) pertencentes à nobreza e ao clero e trabalhadas pelos servos da gleba, numa economia de subsistência. A terra era a única fonte de poder. Essa estrutura tornava o poder muito descentralizado, onde em cada feudo, o senhor fazia as leis, administrava a justiça, cunhava moedas e exigia impostos.
Cada feudo era economicamente autossuficiente. Nele, eram produzidos os alimentos necessários aos servos e aos nobres, bem como roupas, instrumentos de trabalho e armas.
Mercantilismo
Mercantilismo é uma doutrina econômica que caracteriza o período histórico da Revolução Comercial (Séculos XVI XVIII), marcado pela desintegração do feudalismo e pela formação dos Estados Nacionais. Para os homens da época o Estado seria forte quando acumulasse muitos metais preciosos. Quanto mais ouro ou prata o Estado entesourasse, melhor. Este ideal mercantilista foi chamado de bulionismo, ou metalismo. O ouro acumulado era o sinal de riqueza do país.
Capitalismo
Capitalismo é o sistema econômico e social predominante na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização.
Neles a economia baseia-se na separação entre os trabalhadores juridicamente livres que dispõem apenas da força de