Orientações para o Plantio de Mudas Nativas
Para os plantios de mudas de espécies de árvores nativas, visando a restauração de áreas, sugerimos as seguintes recomendações:
Primeiramente é importante conhecer bem a área onde será realizado o plantio, pois através das características locais é possível analisar diversos fatores que contribuirão na seleção das espécies que serão plantadas e também nos procedimentos utilizados no campo.
1. Preparação da área
- Isole a área com cercas de arame farpado, para evitar o acesso de animais como gado e cavalo, eles podem pisar ou mesmo comer as mudas;
- Roçar o terreno, eliminando o capim e outras ervas daninhas, mantendo as mudas de árvores e arbustos que estão no local, isso favorecerá a regeneração natural da área. - Não é recomendado a prática de queimadas na área de plantio.
2. Controle de formigas cortadeiras
- Controle as formigas cortadeiras com o uso de formicidas. Esse controle deve ser feito seguindo rigorosamente as recomendações do produto a ser utilizado. É uma tarefa fundamental que deve ser realizada antes e depois do plantio.
3. Demarcação das covas e coroamento
- Demarque previamente o espaçamento a ser utilizado no plantio das mudas, principalmente para dimensionar a quantidade de mudas a ser adquirida.- O espaçamento utilizado para espécies arbóreas nativas é o 2 x 3m, ou seja, 2 metros entre as linhas e 3 metros entre as mudas, correspondendo a 1.667 mudas por hectare. Isso para que as espécies de preenchimento (que formam copa e de rápido crescimento) proporcionem sombra para as espécies de diversidade.
- Faça o coroamento (capina) em uma área circular de no mínimo 0,6m de raio, em volta da muda a ser plantada.
- Faça também o coroamento das mudas que estão nascendo naturalmente no local, isso contribuirá para a restauração da área.
4. Preparação das covas e adubação de base
- Faça análise do solo sempre que possível e siga as recomendações de um técnico.- Faça covas com medidas aproximadas