Segurança do Trabalho
Com o principal objetivo de eliminar o risco de acidentes fatais, disseminar informação e exigir procedimentos de segurança, a NR-33 pretende estabelecer os requisitos mínimos para identificação de Espaços Confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes.
Segundo Garcia, que foi coordenador do GTT (Grupo de Trabalho Tripartite) da NR-33, todas as medidas da Norma visam diminuir o número de acidentes e mortes nos Espaços Confinados. “A Norma está muito abrangente, os objetivos são bastante completos. A NR-33 procurou abranger o maior número de riscos possíveis e métodos de controle. Para a área rural, as medidas são muito complexas”.
O Brasil se espelha no exemplo norte-americano para projetar queda nos índices de acidentes em Espaços Confinados. Com a publicação de uma Norma equivalente nos Estados Unidos, em 1997, houve redução significativa de mortes – estima-se que o país diminuiu cerca de 50 óbitos por ano. “Com certeza haverá redução de óbitos no Brasil. A NR-33 trata de procedimentos operacionais que as empresas e profissionais devem seguir, evitando assim acidentes fatais”, afirma a engenheira Paula Scardino, membro do GTT da NR-33 e coordenadora Nacional da NBR 14787 da ABNT.
Divulgação / Survival Systems Canadá Simulado com socorristas devidamente equipados: resgatistas geralmente não possuem nenhuma aptidão física nem capacitação na área de salvamento
Falta informação
Mas as pessoas não estão morrendo apenas pelas causas freqüentes