bacharel em ciencias da computação
GURUPI
GISELLY BARROS OLIVEIRA
SOFTWARE PARA DETERMINAR A NEUTRALIZAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA COM CUSTO MÍNIMO FAZENDO USO DE ÁRVORES NATIVAS DO CERRADO TOCANTINENSE
GURUPI – TO
2012
GISELLY BARROS OLIVEIRA
SOFTWARE PARA DETERMINAR A NEUTRALIZAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA COM CUSTO MÍNIMO FAZENDO USO DE ÁRVORES NATIVAS DO CERRADO TOCANTINENSE
Proposta apresentada à disciplina Projeto de Ciência da Computação I, Curso Ciência da Computação do Centro Universitário Unirg, sob a orientação metodológica do Dr. Marcelo Lisboa Rocha.
Acadêmico: Giselly Barros Oliveira Orientador: Prof. Marcelo Lisboa Rocha
GURUPI – TO 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As atividades antrópicas em sua maioria provocam a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e estão diretamente relacionadas ao processo de urbanização e maior consumo de energia. Para a melhoria da qualidade de vida da população e ambiente a metodologia de compensação de carbono é um processo que ajuda a neutralizar o carbono da atmosfera.
O software planeja a neutralização de carbono em que se diferencia dos demais tipos de metodologias, pelo fato de utilizar como referencia de pesquisa o Cerrado tocantinense, que tem uma grande quantidade de espécies de árvores para composição o do banco de dados de espécies vegetais e que isto seja feito com o menor custo possível.
Diante das consequências causadas pela ação antrópicas na atmosfera, torna-se necessário a procura de soluções eficientes como a neutralização de carbono e aplicativos que gerenciam essas soluções com mais eficiência e confiabilidade.
O IBF (Instituto Brasileiro de Florestas) tem vários empreendimentos sustentáveis, um deles é o projeto