Orientação conhecimento matemático
FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO – SENSU
Práticas Educativas do Pensamento Matemático
São Paulo 2012 Conhecimento lógico-matemático Magna Natália Marin Pires Marilda Trecenti Gomes
As crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático por um processo de construção, ação, de dentro para fora.Esse processo não se dá por internalização, de fora para dentro, e, segundo Piaget(apud KAMII,1995), não se dá por transmissão social.Piaget distingue três tipos de conhecimento para que se compreenda melhor o conhecimento lógico-matemático.
Conhecimento físico
Refere-se aos objetos do mundo exterior.As propriedades físicas de um objeto, como um botão:sua cor e seu peso são conhecimentos empíricos, adquiridos por meio de observação.Saber que esse botão pode cair de suas mãos ao soltá-lo,também é um exemplo de conhecimento físico.
Kamii(1995) afirma que a fonte do conhecimento físico está apenas em parte nos objetos, porque, mesmo para ler uma cor de um objeto, faz-se necessária uma estrutura lógico-matemática.Para distinguir a cor vermelha num objeto, precisa-se de uma estrutura que faça pensar nas demais cores, e delas distinguir o vermelho.
Conhecimento social
Segundo Kamii e Declark (1986), o Natal, dia 25 de Dezembro, é exemplo de um conhecimento social, pois é apenas uma das convenções estabelecidas socialmente.Uma cadeira chamar-se “cadeira” também é exemplo de conhecimento social.
A característica principal do conhecimento social, segundo o