Orgão vegetais e suas funçoes
Colégio Estadual Elisiário Matta
Alunas: Anna Beatriz e Bruna Mendonça
Turma: 2005
Órgãos Vegetais e suas funções Raiz
De uma forma geral, A raiz fixa a plata no solo e é responsável pela absorção de água e sais minerais. Pode em muitas plantas exercer o papel de órgão armazenador de substâncias de reservas ( amido, sacarose, etc). A raiz é o órgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea. Há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as figueiras com as suas raízes aéreas, e as plantas epífitas.
Zonas da Raiz:
1: Coifa: Em forma de capuz, protege a zona meristemática contra o atrito e ataque de mocrooganismo. É formada por células mortas.
2: Zona meristemática: Contém células indifernciadas em intensa mitose. Este tecido origina os principais tipos celulares das outras partes da raiz.
3: Zona de alongamento ( ou lista ): As células originadas na zona meristemática sofrem elongação ( crescimento )
4: Zona Piléfera: Contêm pêlos absorventes ( prolongamentos celulares ) responsveis pela maior parte da absorção de água e sais minerais.
5: Zona de Ramificação ( ou suberosa ): Em dicotiledôneas forma as chamadas raizes laterais e aí ocorre nítido crescimento em espessura.
Tipos de Raiz:
Raiz escora: tipo de raiz aérea que se origina de ramos do caule e cresce em direção ao solo. É comum em plantas de terreno lamacento, como certas plantas de mangue.
Raiz tabular: trata-se de um tipo de raiz que cresce a partir de aéreas do caule fora da terra formando verdadeiras " tabuas externas ". Exercem importante papel no suporte.
Raiz pneumatóforo: tipo de raiz aérea também chamada de respiratória. Estas raizem projetam-se para fora do solo e realizam trocas