Organum
Organum
Órgano, (em português) Brasil, organum (Latim), ou órganon (Grego) é 1) um de vários estilos de Polifonia primordial do Século IXaté o Século XIII, na Europa ocidental, envolvendo a adição de uma ou mais vozes a um cantochão existente. ou 2) Uma obra, improvisada ou escrita, no estilo, aonde uma voz originou-se num cantochão. ou, 3) Organo (do grego, órganon) origem da palavraórgão; percursor do atual instrumento: órgão.
A música polifônica surgida no século IX, atingiu o auge da sua utilização e formulação no século XIII, com a chamada escola de Notre Dame (Schola Cantorum), em Paris. A partir do século XIV, passa a fazer parte da então chamada ars antiqua, em oposição à ars nova, recém teorizada. O plural de organum é organa.
-------------------------------------------------
O Estilo
Em geral, uma melodia de cantochão acompanhada de, pelo menos, uma outra voz adicionada para embelezar a harmonia desenvolvida na Idade Média. A vox principalis("voz principal", em Português) segue o cantochão (canto gregoriano), e a segunda voz---a voz acompanhante---, harmoniza paralelamente, em geral, iniciando e terminando a melodia, junto à tônica da escala do cantochão.
Conforme a melodia progride, as notas vão se separando até alcançar intervalos de quarta e quinta,[3] aonde seguem com o canto nestes intervalos de forma paralela. Conforme as vozes se aproximam do final do cantochão, as vozes também se aproximam até finalizarem a melodia juntas, na tônica da escala novamente---esta segunda voz chama-se, na música medieval vox organalis, oestilo do canto é organum ou, órgano, em Português.
Freqüentemente, somente a vox principalis tinha uma notação escrita; enquanto a vox organalis improvisava.
Esta técnica antecedeu a polifonia de contraponto e foi usada com grupos maiores do que duas vozes; mas mesmo quando em grupos, as vozes dividiam-se em partes que somente duplicavam a voz principal e uma só voz cantava o