Organograma
Segue nas páginas seguintes o estudo sobre organogramas, que tem como objetivo a nossa familiarização com a realidade empresarial, demonstrada na disciplina Gestão Empresarial aplicada no curso de Segurança do Trabalho.
Em nossas pesquisas, podemos constatar que, as organizações são como um corpo humano onde cada área possui uma função vital para o bom funcionamento da empresa como um todo. O organograma demonstra graficamente a estrutura gerencial de uma organização, define claramente as posições hierárquicas de cada área.
O organograma permite a visualização clara, tanto para a própria empresa como para pessoas de fora, o relacionamento entre funções, o tipo de atividade executada, a autoridade e responsabilidade de cada funcionário, entre outras.
É possível observar em um organograma os níveis de poder e autoridade, a quem cada área deve se reportar, estabelecendo assim uma ordem para o bom funcionamento da organização.
1 - ORIGEM Atribui-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias, no ano de 1856, um superintendente da York and Erie Railroad Company (EUA), usou organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, assim exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais.
Figura 1: Daniel C. McCallum
Fonte: www.old-picture.com
2 - CONCEITO
Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer, um negócio, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.
É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma