Organograma
Anderson Borges de Carvalho¹; Cibele Falcão²; Girlene Gonçalves de Jesus³.
RESUMO Introdução: Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica e intenciona difundir conhecimentos sobre disfagia em pacientes com tratamento radioquimioterápico e abordar a importância do fonoaudiólogo na saúde do paciente. O objetivo central é discutir o conhecimento publicado em revistas científicas sobre a intervenção terapêutica e a importância do fonoaudiólogo em atividades realizadas na deglutição. Métodos: Trata-se de um estudo realizado por meio de levantamento bibliográfico e baseado na experiência vivenciada pelas autoras, por ocasião da realização de uma revisão integrativa. Resultados: Para análise dos resultados foram determinadas as categorias que embasaram este estudo: disfagia, radioterapia, quimioterapia, câncer de cabeça e pescoço. Considerações finais: Tendo em vista que o trabalho trata-se também da conduta a ser seguida pela equipe multiprofissional, e em especial, a do fonoaudiólogo, procurou-se, então, testificar por meio dos ensaios, uma longa e cansativa atitude de observar se os estudos destacavam a importância do trabalho do fonoaudiólogo no tratamento quimioterápico e radioterápico, e quais manobras poderiam ser utilizadas neste tratamento pelos autores pesquisados.
Palavra chave: Câncer de laringe, Disfagia, Quimioterapia, Radioterapia.
1. Fonoaudiólogo;Mestre em Psicologia – Universidade Católica Dom Bosco UCDB Professor do curso de Fonoaudiologia – UCDB. 2,3. Acadêmicas do curso de Fonoaudiologia – UCDB.
1
INTRODUÇÃO O câncer é uma doença de alterações metabólicas celulares de invasão de órgãos normais por extensão direta ou disseminação à distancia. Entre os homens, os de maior incidência é o câncer de próstata, pulmão, estômago e de colo retal. Entre as mulheres o câncer de mama, colo uterino, colo retal e de estômago. Em