Eficiência na logística
1. INTRODUÇÃO
Segundo Christopher (1997, p.2), a logística é o processo de gerenciar estrategicamente aquisição, movimentação e armazenagem de materiais e produtos acabados bem como os relativos fluxos de modo a maximizar as lucratividades presente e futura através da redução dos custos.
Portanto, a logística propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e consequentemente maximiza a lucratividade. Não restam dúvidas de que o gerenciamento logístico de forma eficiente proporciona impactos financeiros positivos.
O tema deste estudo trata da estreita relação existente entre a logística e a administração financeira, bem como dos efeitos positivos que uma logística eficiente pode ter sobre os resultados financeiros de uma organização. Em contrapartida uma logística ineficiente gera prejuízos financeiros expressivos, comprometendo a própria sobrevivência da empresa. Mesmo a logística tendo um papel tão importante no sucesso das organizações, continua sendo deixada em segundo plano; os processos logísticos não são tratados pelos administradores com o devido enfoque estratégico. A partir deste enfoque os objetivos gerais deste estudo são: descrever a estreita relação entre a logística e a administração financeira, analisando como uma logística eficiente pode impactar positivamente sobre as finanças de uma organização, gerando valor ao cliente e conseqüentemente maximizando lucros e reduzindo custos.
Os objetivos específicos deste estudo são elencados como:
Abordar como o gerenciamento logístico é colocado em segundo plano pelas empresas que por sua vez apresentam um elevado grau de ineficiência logística com graves impactos negativos sobre as finanças;Descrever a importância estratégica da logística para o ganho de vantagem competitiva e o conseqüente aumento da lucratividade;Abordar a necessidade da mensuração dos resultados obtidos e o papel da contabilidade gerencial como ferramenta gerencial no âmbito