Organograma e hierarquia organizacional
Organograma e Hierarquia Organizacional
Hierarquia Organizacional
As organizações são entidades vivas e, assim como as pessoas, têm necessidade de crescer, se desenvolver e renovar-se, constantemente.
Tríade
A empresa que opta pelas boas práticas de governança corporativa, adota como linhas mestras: Transparência, Prestação de Contas e Equidade. Para que esta tríade esteja presente, é necessário que o Conselho Administrativo exerça seu papel, estabelecendo estratégias para a empresa, elegendo a Diretoria, fiscalizando e avaliando o desempenho da gestão e escolhendo uma auditoria independente.
Conjunto de ações
A Governança Corporativa é um conjunto de ações multidisciplinares que regulamentam as relações entre acionistas e demais grupos de interesse de uma instituição com os administradores dessa mesma instituição.
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
O IBGC oficializou que:
A Governança Corporativa é o sistema que assegura aos sócios proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da Diretoria.
A relação entre propriedade e gestão se dá por meio do Conselho de Administração, Auditoria e Conselhos Fiscais. (escolhidos pelo acionistas) (falta de conhecimento do conselho)
Passado recente
No passado recente, nas empresas privadas e familiares, os acionistas eram gestores. Com a profissionalização, a privatização, a globalização e o afastamento das famílias, a Governança Corporativa colocou o Conselho entre a propriedade e a gestão. As empresas não tinham como controlar alguém da família e, os conselheiros da empresa eram apenas “belos nomes” no organograma. Alguns desses conselheiros eram lobistas e desenvolviam a prática de buscar favores junto ao poder público.
Ao longo do tempo
Nos anos 60, as empresas dependiam do governo e toda prática desenvolvimentista era uma relação de favores. No Brasil, havia Generais de Exército na presidência de