Organograma
Resumo: Este artigo discutirá a importância do organograma nas organizações, tipos e exemplos dos mais utilizados e os mais variados, como criar um organograma e aspectos relevantes.
Palavras-chave: Organograma. Exemplos. Tipos. Objetivo. Importância. Organização. Tradicional. Criar.
Introdução
Mudanças significativas no mundo do trabalho estão fazendo com que as empresas se organizem de maneira mais rigorosa, há a necessidade de estruturação para gestão estratégica de negócios.
Por um lado o engessamento de seguir um padrão organizacional e por outro a organização com foco direcionado através de métodos, normas e planejamentos a seguir.
Organograma é o que a maioria das empresa estão adotando para haver uma maior organização, definindo responsabilidades e autoridades.
O que é Organograma?
O organograma é uma espécie de diagrama utilizado para representar as relações hierárquicas de uma empresa, ou a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles, representa graficamente a estrutura de gerenciamento de uma organização.
Ele tem por objetivo ilustrar de forma clara, cada departamento da empresa e seus colaboradores, com intuito de esclarecer dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.
Histórico
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum, superintendente da York and Erie Railroad Company (AUA), por volta de 1856, quando administrava ferrovias. Ele utilizou o organograma para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, por isso exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais. Portanto, conforme registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem noticia.
A partir de então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa