Organogramas
Sinval Danilo Duarte Nicolato- sinvaldanilo@hotmail.com
RESUMO: Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um organograma bem como apresenta de forma geral as regras de apresentação. De forma que nos dá a apresentação gráfica da estrutura organizacional, que é composta por retângulos (que são as unidades organizacionais, como órgãos ou cargos).
Palavras- chaves: Hierarquia. Estrutura organizacional. Divisão de trabalho. Trabalho Tarefas. Cadeia escalar e atribuição.
INTRODUÇÃO
O organograma é constituído de linhas verticais e horizontais que são as relações de responsabilidade e autoridade. Os retângulos representam como as atividades são agregadas em unidades, como divisões, departamentos, seções e equipes. As linhas mostram a estrutura administrativa, isto como as pessoas se reportam umas as outras e como os retângulos se relacionam entre si com hierarquia. Em todo o recorrer da era industrial, enquanto vigorava o velho modelo burocrático, o organograma constitui a carta representativa da estrutura organizacional.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode, portanto mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Existem alguns tipos de organogramas:
Organograma vertical (também chamado de clássico) é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa.
Organograma circular (ou radial) é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo.
Organograma horizontal também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa