Organograma - gestão industrial
Objetivos
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de: aplicar as principais ferramentas da função organização; identificar a relevância da organização como instrumento essencial ao trabalho de administrar empresas.
Tarefas, funções e cargos
O desenho organizacional representa a arquitetura da organização: como os seus órgãos e cargos estão estruturados e distribuídos, quais as relações de comunicação entre eles, como o poder está definido e como as coisas deverão funcionar. Isso evidencia o papel do cargo nas organizações. Uma empresa que possui uma boa descrição e operacionalização dos seus cargos tem muito mais possibilidade de alcançar eficiência e eficácia nos seus processos.
Assim, é necessário fazer uma rápida explanação sobre cargos. Para isso, precisamos esclarecer alguns conceitos bastante pertinentes: tarefa, função e cargo.
As tarefas, ou atividades, são séries agregadas e coordenadas de elementos do trabalho necessárias para produzir um determinado resultado, ou seja, são as ações cotidianas do cargo, tais como: atender ao telefone, arquivar documentos, preparar relatórios, analisar resultados etc.
Diversas tarefas correlatas, de uma mesma natureza e afinidade, compõem uma função. Um empregado pode exercer várias funções na empresa, sobretudo no mundo moderno, onde o perfil do trabalhador necessita de muitas habilidades distintas. Confira só este exemplo: Rita, funcionária das Lojas Marionetes, conceituada loja de varejo de moda feminina, exerce o cargo de vendedora, onde atende aos clientes, apresenta os produtos disponíveis, organiza o espaço da loja e prateleiras e, claro, promove as vendas (função de venda). Entretanto, Rita, a nossa funcionária-padrão, também é responsável pela arrumação das vitrines, organiza materiais para a sua decoração, analisa as