Contos
* FORMAS OU TIPOS DE RELEVO A superfície terrestre é constituída de diversas irregularidades denominadas relevo. São encontrados nos continentes e nos oceanos.
Os tipos de relevo são: Planaltos, Planícies, Montanhas e Depressões.
Planaltos: São superfícies com elevação e aplainados (nivelados), geralmente possuem irregularidades de forma ondulada. Surgem da erosão provocada pela ação da água e do vento. A maioria localiza-se em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar, sendo conhecidos por Platôs.
Planalto Catarinense
PICO DAS AGULHAS NEGRAS
Planície: Relevo com superfície basicamente plana, originária da sedimentação provocada por processos erosivos ocorridos em pontos mais elevados. A maioria se encontra em elevações modestas em relação ao nível do mar.
Planície do Pantanal
Planície Amazônica
Montanha: elevação natural do relevo, podendo ter várias origens, como falhas ou dobras.
Monte do Everest – Localiza-se na Cordilheira do Himalaia, no Centro Sul da Ásia (entre a China e a Índia).
A mais alta cadeia montanhosa do mundo.
HIMALAIA
O Himalaia é a mais alta cadeia de montanhas do planeta, também conhecido como Teto do Mundo. São cerca de 110 picos com mais de 7.300 metros de altura, sendo o Monte Everest de 8.850m.
Formado pela colisão de placas tectônicas há mais de 65 milhões de anos.
O termo Himalaia origina-se do sânscrito, que a tradução seria Morada das Neves. É uma região inóspita, gelada, com pouca vegetação e as ventanias são frequentes. Os lagos são alimentados pelo derretimento de geleiras que se formam a cinco metros de altitude nas montanhas. Apesar disso, o fluxo de turistas é intenso.
Sânscrito – Antiga língua sagrada e literária da Índia;
Inóspita – inabitável.
Depressão: Pode ser Absoluta e Relativa. * Depressão Absoluta: Região que fica abaixo do nível do mar.
MAR MORTO – EXEMPLO DE DEPRESSÃO ABSOLUTA
UM POUCO DE HISTÓRIA
O Mar Morto