Organizações e suas fontes de criação de valor
JANCSO, Peter.Como os ativos intangíveis impactam na geração de valor das organizações?. 1 de setembro de 2009. Disponível em:
Peter Jancso, professor de finanças da Business School São Paulo. MBA em finanças e Contabilidade, graduado com horas na University of Rochester. Possui também um diploma em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e um diploma do curso de Extensão em Administração para Graduados (CEAG), pela Fundação Getúlio Vargas. Sócio da Jardim Botânico Partners desde outubro/07, onde exerce a função de gestor do fundo de Venture Capital e Privat Equity JBVC I. Entre maio/06 e março/07, foi responsável pela diretoria financeira, de Recursos Humanos e TI de Gold Nutrition Ind. e Com. entre 1998 e 2006, Peter atuou como Vice-Presidente Sênior da Stern Stewart, onde trabalhou em projetos de consultoria para empresas no Brasil, na Argentina, no Peru e na Costa Rica. Antes da Stern Stewart , Peter trabalhou para o Deutsche Bank na área de Project Finance e Privatização, em Nova York e São Paulo.
Segundo o autor, Peter Jancso, a principal característica que diferencia a “velha” da “nova” economia, é a fonte de criação de valor dessas empresas. O conceito de valor utilizado por ele, é o conceito chamado de lucro econômico, onde uma atividade apenas cria valor quando o resultado de sua exploração excede o custo de oportunidade do capital necessário para gerá-lo. Os setores da “nova economia” têm seu valor associado a ativos intangíveis, são os que agregam valor às organizações, através das marcas, por meio da relação que estabelecem com os consumidores, através das patentes, por meio de investimentos em pesquisas e desenvolvimento e através da capacidade de inovação, por seu potencial de inovação e seu estoque de conhecimento. Os setores mais tradicionais têm grande parte de seu valor associado a seus ativos tangíveis, são os que dificilmente