administração
ATPS – GESTÃO DO CONHECIMENTO
CAMPINAS
2012
INTRODUÇÃO
O conhecimento possibilita uma maior compreensão de como lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos que as empresas necessitam de um novo paradigma, ou ainda, que a gestão do conhecimento é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidades para que este conhecimento seja efetivamente aplicado em favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa.
Conjunto de princípios e práticas que caracterizam a habilidade da organização, de forma consistente, criar novos conhecimentos, disseminá-los e incorporá-los em novos produtos e processos. O conhecimento é visto como um ativo corporativo que deve ser gerido como outros ativos mais tangíveis, por meio da definição de princípios, processos e infraestrutura.
O objetivo maior da gestão do conhecimento é fazer com que todo o conhecimento produzido seja aplicado dentro da organização criando competências especificas e inovadoras a fim de que atenda as novas exigências de mercado.
“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.
A criação do conhecimento é criada a partir do conhecimento tácito e explícito já existente na organização. Dessa forma, empresas normalmente aprendem em áreas relacionadas àquelas que constituem suas práticas atuais, com o avanço do conhecimento ocorrendo através de recombinações do conhecimento já existente. Exceções são exemplificadas por novo conhecimento trazido para a empresa através da contratação de novos profissionais ou através de parcerias com outras organizações. Mesmo nesses casos, entretanto a capacidade de agregação do novo conhecimento ao conhecimento já existente vai ser decisiva para o