Organizações informais e formais
A ideia de administrar uma organização de maneira estratégica foi defendida inicialmente nos anos 50, onde a partir de então esse processo de integração entre empresa e seu ambiente vem dia após dia ganhando espaço.
A estratégia vem a ser a definição do caminho mais adequado pra alcançar o objetivo ou missão buscados pela empresa em um determinado período de tempo. Para tanto é necessário antes de qualquer coisa um diagnóstico empresarial onde se possa analisar e verificar a posição atual em que a empresa se encontra.
Assim ao iniciar-se a formulação de uma estratégica empresarial, o primeiro passo será o fator ambiente, onde se analisara o ambiente externo e interno seus riscos e oportunidades, assim será determinada a meta organizacional e a sua formulação estratégica mais adequada que leve a realização dos objetivos organizacionais. Finalizando essa etapa inicia-se o processo de implantação e monitoramento estratégico, processo que geralmente será concluído em longo prazo dependendo do objetivo estratégico, ou seguindo a visão atual não seje encerrado, mais evolua à medida que a organização alcance seus objetivos e maximize seus lucros.
A evolução global, onde não existem mais distâncias nem barreiras faz com que a estratégia seje a ferramenta primordial para o crescimento organizacional. Bem estruturada suas bases focam na clara visão do negócio, levando o funcionário ao comprometimento na busca pelas metas, aumentando a comunicação interna entre as pessoas e minimizando os efeitos de mudanças adversas. Assim o funcionário ganha maior participação na empresa ajudando na resolução de problemas e a organização ganha uma vantagem sobre as demais concorrentes.
Outro fator estratégico que atualmente vem ganhando destaque são os caminhos buscados pelas empresas para atingir seus objetivos. A análise de mercado busca agora não só o foco no seu ramo empresarial, mas se movimenta em torno de