Grupos
ESCOLA DE NEGÓCIOS
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GUILHERME HENRIQUE JAREMCZYK
LEANDRO MALICHESKI DE MACEDO
MAIKON FERNANDES
GRUPOS SOCIAIS
CURITIBA
2015
GUILHERME HENRIQUE JAREMCZYK
LEANDRO MALICHESKI DE MACEDO
MAIKON FERNANDES
GRUPOS SOCIAIS
Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação, da disciplina de Fundamentos de Administração do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Orientador(a): Prof. Benjamim Martins André.
CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO
O comportamento dos indivíduos dentro do seu espaço de trabalho não pode ser compreendido sem a análise das organizações informais e suas relações com a organização formal do ambiente de labor.
A informalidade das organizações é oriunda da necessidade dos indivíduos de conviverem com outros seres humanos de acordo com a identificação de interesses comuns, indo além do espaço formal constituído pela estrutura organizacional de cargos, tarefas, hierarquias, relações funcionais e departamentos.
Através dos estudos das teorias administrativas, com as teorias estudadas e criadas por Frederick Taylor, pelas idealizadas por Henry Fayol e pelas teorias das relações humanas de Elton Mayo, procuramos compreender como as pessoas interagem entre si, dentro ou fora do seu local de trabalho, com seus colegas, desconhecidos e com suas famílias, buscamos fazer com que seja passado de forma simples e clara para nossos colegas a compreensão dos grupos sociais, sejam eles formais ou informais.
GRUPOS SOCIAIS
Conforme Maximiano (2009), toda organização constitui-se de um grupo de pessoas. “Um grupo é um conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que compartilha alguma característica” (MAXIMIANO, 2009, p.226).
Segundo Maximiano (2009) e Oliveira (2006), nas organizações os grupos são classificados em duas categorias: formais e informais.