Texto 1 Psicologia Organizacional
Pr ofessor a: Ana Lucia
Texto 1
O conceito de trabalho e sua evolução histórica
Conteúdo:
• Conceito de Trabalho
• O trabalho na sociedade agrária, industrial, pós-industrial e contemporânea. Bibliografia:
ALBORNOZ, S. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1994
ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1996
CODO, W. Um diagnóstico do trabalho (Em busca do prazer). In:
CODO, W.; BORGES-ANDRADE, J. E.; TAMOYO, A. (Orgs.)
Trabalho, organizações e cultura. São Paulo: Autores associados,
1999.
GOULART, I. B.; GUIMARÃES,R. F.. Cenários contemporâneos do mundo do trabalho. In: GOULART, I.B. (Org.) - Psicologia organizacional e do trabalho: teoria, pesquisa e temas correlatos.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
O conceito de trabalho e sua evolução histórica
Neste texto pretendemos apenas apresentar, de maneira resumida, algumas concepções a respeito do trabalho e uma breve história da sua evolução.
1 - O que é trabalho?
Na linguagem do cotidiano a palavra trabalho possui muitos significados. Embora, num primeiro momento sua definição pareça clara e óbvia, como uma das formas elementares de ação dos homens no mundo, a sua utilização varia bastante. Às vezes, o sentido da palavra, carregado de emoção, lembra dor, fadiga, fardo, noutras designa atividade humana de transformação da matéria pura em objeto da cultura. Para Albornoz
(1986, p. 11) trabalho, “é o homem em ação para sobreviver e realizar-se, criando instrumentos, e com esses, todo um novo universo”.
Em quase todas as línguas da cultura européia, trabalhar tem mais de uma significação. Em português, no dicionário, trabalho aparece definido primeiramente como aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual necessária à realização de qualquer serviço ou empreendimento; local onde se exerce essa atividade; ocupação permanente, serviço, emprego, profissão (FERREIRA,